Marcha Zumbi +10

Espaço para divulgação da Marcha Zumbi +10, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2005, junto aos meios de comunicação, militância, mundo acadêmico entre outros.

10.31.2005

Os Jovens Manifestam-se



Dando continuidade à luta histórica dos Quilombos de Palmares e rememorando a imortalidade de Zumbi, assassinado há 310 anos, diversas organizações do Movimento Negro estarão em Brasília, no dia 16 de Novembro, realizando a Marcha Dandara & Zumbi + 10, Contra o Racismo e Pelo Direito à Vida. Marchar à Brasília significa manter viva a memória de uma grande referência nacional, Zumbi dos Palmares, e buscar soluções para as necessidades de nosso povo, o povo negro. A atual Marcha Dandara & Zumbi +10 é um eco da Marcha realizada há 10 anos atrás, no dia 20 de novembro de 1995, em Brasília, no Tricentenário de Zumbi; seus organizadores apresentaram ao então presidente Fernando Henrique Cardoso o Programa de Superação do Racismo e da Desigualdade Racial, que propunha diversas políticas e ações de caráter anti-racista. Esta primeira Marcha, considerada como um marco histórico na luta negra das ultimas décadas, pautou uma série de questões que balizaram a atuação de muitas organizações negras nos últimos 10 anos. Este processo resultou em algumas conquistas como, por exemplo, a revisão de livros didáticos onde o povo negro aparece de forma estereotipada; outra grande conquista, derivada de ações posteriores, foi a aprovação da Lei 10.639/2003, que insere o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todos os níveis educacionais. As discussões e resoluções das carências historicamente impostas ao povo negro tornam-se ainda mais prementes neste momento, já que 2005 foi declarado oficialmente como o ano da Promoção da Igualdade Racial pelo atual presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A Marcha Dandara & Zumbi +10 - Contra o Racismo e pela Cidadania e Direito a Vida visa, além de reforçar os avanços decorrentes da Marcha de 95, continuar pautando as demandas não contempladas, bem como as novas necessidades, além de cuidar para que todas estas se concretizem. As diversas vozes que se articulam para a Marcha Dandara & Zumbi + 10 convergem na fala da Casa de Cultura da Mulher Negra, que afirma:

· A Marcha Zumbi +10 aponta a urgência de políticas públicas que garantam o acesso a direitos civis, sociais, econômicos e culturais;

· A Marcha Zumbi+10 reafirma nosso direito a participação política, á liberdade de opinião e expressão e repudia todo tipo de controle partidário;

· A Marcha Zumbi+10 denuncia o extermínio da população negra não aceitamos que se possa ignorar indefinidamente na agenda política do país a ação dos grupos de extermínio e o clamor de mães que reclamam por justiça;

· A Marcha Zumbi+10 é pela aprovação do estatuto da igualdade racial, que o governo federal e os partidos políticos adiam, porque não querem enfrentar o racismo e todos os problemas decorrentes da subcidadania negra, sua pobreza e exclusão social;

· A Marcha Zumbi + 10 quer debater a extraordinária perversidade do modelo econômico vigente entre nós, que concentra absurdamente a renda e a riqueza, sem paralelo no mundo. Os negros querem enfim, dizer o que entendem por desenvolvimento com inclusão, cidadania, democracia.

Além de constituir-se como um espaço de atuação política, a Marcha configura-se também como um ambiente autônomo para a articulação e intercâmbio do próprio Movimento Negro, propiciando um momento de reavaliação do trajeto percorrido nos últimos 10 anos e de definição dos futuros rumos a serem trilhados na luta pelo empoderamento do povo negro, uma vez que, como ressalta Bantu Steve Biko, “estamos por nossa própria conta!”. Neste sentido, a Marcha que será realizada no dia 16 de novembro de 2005 tem um caráter renovador, uma vez que são propostas formas de organização onde os pressupostos da autonomia, protagonismo negro, matrifocalidade e as bases afrocentradas são fundantes.

Em consonância com este momento histórico, o Núcleo de Estudantes Negras Ubuntu-UNEB - enquanto movimento negro estudantil organizado - integra a construção da Marcha Dandara & Zumbi + 10, no dia 16 de Novembro, e busca articular-se com os estudantes negros e negras da UNEB, comunidades e organizações parceiras, de maneira que possamos apresentar suas reivindicações específicas, oriundas destas frentes de atuação política onde o Ubuntu está inserido. É indispensável que apresentemos as demandas constituídas nas articulações cotidianas das comunidades e organizações negras num momento de inflexão histórica como esta Marcha; bem como consideramos ser relevante para o corpo estudantil da UNEB e comunidades do entorno a participação num contexto de articulação nacional como este, de grande peso não apenas para a definição de políticas públicas a curto e médio prazo, como também para o processo de articulação interna das próprias comunidades.

PODER PARA O POVO PRETO!!!

Salvador, 26 de outubro de 2005

Núcleo de Estudantes Negras Ubuntu-UNEB

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home