Marcha Zumbi +10

Espaço para divulgação da Marcha Zumbi +10, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2005, junto aos meios de comunicação, militância, mundo acadêmico entre outros.

11.18.2005

Juventude denuncia negrocídio

Brasília – A juventude negra, no Brasil, vem sendo vítima de um verdadeiro “negrocídio”, denunciam os jovens do Movimento “Reaja ou será morto. Reaja ou será morta”, lançado em Salvador para protestar contra as mais de 650 mortes ocorridas só até setembro deste ano.

Por: Redação - Fonte: Afropress - 17/11/2005

“Não existe um alarme no Brasil para quando se mata negros. O Brasil se acostumou a matar negros. Temos um verdadeiro “negrocídio” porque é algo que acontece de forma deliberada e articulada pelo Estado”, afirmam Luciana Brito e Lio Nzumbi, da direção do Movimento “Reaja”.

Segundo os dois a campanha visa, em primeiro lugar, desmascarar a idéia de que Salvador é uma cidade em que se vive em harmonia. “Transitar no centro da cidade até um horário limite é correr riscos, inclusive de morte. Nós mulheres negras podemos ser vítimas de estupro e violências”, afirmou Luciana.

Para Lio, a proposta do “Reaja”, além da denúncia, é resistir ao “negrocídio”: “É preciso articular a autodefesa da comunidade negra por todos os meios”, acrescentou.

Luciana e Lio disseram que a denúncia do “negrocídio” que é praticado em Salvador já foi feita aos relatores da OEA, Clare Roberts, e ao Relator Especial da ONU, Doudou Diène, que recentemente esteve no Brasil e visitou a cidade.