Marcha Zumbi +10

Espaço para divulgação da Marcha Zumbi +10, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2005, junto aos meios de comunicação, militância, mundo acadêmico entre outros.

11.09.2005

Pelas reparações

Fátima Oliveira

Semana passada encerrei o meu artigo, “Faxina ética”, bradando: “Marchar no dia 16 é a recusa, peremptória, em ceder o nosso lugar para brancos racistas no trem da história do Brasil sem racismo”.

Lutamos para que o hoje seja mais cidadão e o amanhã radiante para a nossa gente. Eis o significado da Marcha Zumbi +10 – que nem a contramarcha, que está no horizonte e se diz no campo das reparações (nem tanto, nem tanto...), anuviará, como me relembrou um amigo dileto, conselheiro-estrategista-confidente da Marcha: “Enfim, como dizia o velho Brecht, em matéria de companheiros de estrada, a gente encontra de tudo”.

Mas, continua o meu amigo, tentando grudar nossos pés na terra: “E o toque de utopia é flagrante: que a Marcha autonomize a relação entre movimento e partidos e outras instituições. Enfim, um velho crítico da Economia Política, ao qual somos todos tanto devedores, dizia que o outro lado da sociedade civil era o Estado, e que a sociedade civil é que explicava o Estado, não o inverso. Com isso, a gente sempre pode entender que a autonomia completa é utópica, enquanto houver Estado, e isso valerá então por alguns milhares de anos, se a espécie e a forma estatal sobreviverem. Ou seja, a marcha ou Marcha até que poderá contribuir para esclarecer certos temas e vínculos, mas que daí ela possa assegurar autonomia, ah, quanta distância entre intenção, gesto e resultados”.

A reta final preparatória da Marcha tem, coincidentemente, se forjado como momentos de absoluto estado de paixão, graças ao reencontro de amores enlouquecidos perdidos no tempo, tornando pessoas entrando no outono da vida adolescentes desvairados, em busca do tempo perdido, ardendo em de-li-CIO-sa paixão...

Meu amigo não se conteve: “Fátima, então tá tudo certo. Como sorte não faltará, e os da Marcha têm tudo o que o Maquiavel chamava de virtude – bem diferente, essa virtú, das teologais da Santa Madre –, quando fortuna e virtú se unem, nem o diabo nem Deus aguentam... E como, pelos motivos expostos por vossenhoria, com apoio em Garcia Marquez, que do assunto entende, até namorado dos 15 anos irá à Marcha, malandramente e muito compreensivelmente calculando que a Longa Marcha pode levar a uma Larga Cama, a despeito do horror das filhas, o que vale é o prazer da mãe! Então, todo o melhor na melhor das marchas possíveis, para lembrar Voltaire, Candide e Pangloss. E que, marcha terminada, o que já estava no melhor consiga, milagrosamente, subir alguns patamares mais na escala dos prazeres”... Sim, amigo, eu sei que o seu coração estará presente no dia 16.