Marcha Zumbi +10

Espaço para divulgação da Marcha Zumbi +10, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2005, junto aos meios de comunicação, militância, mundo acadêmico entre outros.

11.09.2005

S. Paulo se mobiliza para o 16/11

Por: Redação - Fonte: Afropress - 09/11/2005

S. Paulo – Militantes e ativistas negros da capital e do interior intensificaram a mobilização para a Marcha Zumbi + 10, que acontece na quarta-feira, dia 16/11, em Brasília, e que deverá reunir milhares de negros e negras de todo o País, em frente ao Palácio do Planalto, para a entrega de um documento com reivindicações ao Presidente da República e aos líderes do Congresso.

Só da capital, a primeira avaliação indica 50 ônibus, sendo que destes, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Conselho da Comunidade Negra do Estado, se responsabilizarão por pelo menos 20. Do ABC já estão certos pelo menos seis ônibus, um dos quais sob a coordenação da ONG ABC sem Racismo, graças a uma parceria firmada com a presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado, Elisa Lucas Rodrigues.

Em Mauá, o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Aparecido Anthony também começou a convocar os ativistas para a Marcha.

Na Baixada Santista, a presidente da Casa de Cultura da Mulher Negra e editora da Revista Eparrei, Alzira Rufino, promove neste sábado, dia 12/11, uma churrascada para arrecadar fundos para o frete de ônibus. "Pelo menos um temos garantido", afirmou Alzira.

Segundo a principal liderança das mulheres negras da Baixada, a expectativa é positiva em relação ao resultado da mobilização do dia 16, porque além das caravanas que estão sendo formadas, haverá a presença forte dos ativistas e militantes negros de Goiás e das cidades do entorno do Distrito Federal.

Ainda não se tem uma avaliação da mobilização no interior, porém, já é certo que caravanas partirão de Araras, Barretos e Ribeirão Preto, cidades consideradas com maior nível de mobiização para a Marcha.

Segundo avaliação de lideranças de entidades que participam de uma coordenação nacional da Marcha, a perspectiva é de que partam caravanas de todos os Estados brasileiros. Na Bahia, por exemplo, organizações como Olodum, sob a liderança de João Jorge, e o Yle Ayé, comandado por Vovô, já confirmaram a presença em Brasília no dia 16.

Do Maranhão, de São Luis e cidades do interior, partirão cinco ônibus com quilombolas, ativistas da juventude e sacerdotes de religiões de matriz africana. Dirigentes da organização Cidadania e Consciência Negra (CCN) já confirmaram a presença de pelo menos 206 pessoas ativistas do Estado.

A Marcha Zumbi + 10 pela Cidadania e pela Vida acontece 10 anos depois da primeira manifestação de massa da população negra que marchou sobre Brasília, em 1.995, para exigir reparação e políticas públicas do Estado brasileiro.

Organizações como a Unegro, Conen, MNU e sindicalistas vinculados a Central Única dos Trabalhadores, mais próximos à base de apoio ao Governo Lula, marcaram outra data para a Marcha. A deles será dia 22/11 e conta com apoio do Partido dos Trabalhadores, que, por decisão do Diretório Nacional, orientou seus diretórios, parlamentares, dirigentes e governos estaduais e municipais a “contribuírem”, com a manifestação.