Marcha Zumbi +10

Espaço para divulgação da Marcha Zumbi +10, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2005, junto aos meios de comunicação, militância, mundo acadêmico entre outros.

11.20.2005

Consciência Negra movimenta Brasil

Diversos eventos marcarão São Paulo na data dedicada a Zumbi. Haverá megashow, apresentações de escolas de samba e exposições

ZUMBI DE PALMARES é homenageado com monumento no local onde foi enterrado em Alagoas(Foto: VICTOR SOARES/ABr)

Neste domingo, os brasileiros comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Este ano também transcorrem os 350 anos de nascimento do líder, em 1655. A cidade de São Paulo festeja com várias atraçaes culturais. No estacionamento da Assembléia Legislativa, acontecerá o Megashow da Consciência Negra, com o rapper Rappin'Hood e o Trio Mocotó. A Pinacoteca do Estado, na praça da Luz, apresenta as mostras, Invoke Ogounduas e Olha que eu Vim de Longe'', que retratam a religiosidade afro no Brasil e em Cuba.

Neste domingo, das 13 às 19 horas, haverá shows de blues, jazz e apresentações das baterias da Vai-Vai, Rosas de Ouro e Nenê de Vila Matilde. Estará aberto o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, que abriga 650 obras históricas que abordam a formação da cultura e do homem brasileiro. Ou passe lá outro dia.

O Dia Nacional da Consciência Negra transcorrerá com uma série de eventos neste domingo e durante a semana em Ribeirão Preto. O Memorial da Classe Operária da União Geral dos Trabalhadores (UGT) promove ''Celebração a Zumbi'', que terá exposição do artista plástico Macalé, desfile de trajes típicos, jogos de capoeira e culinária típica.

De segunda até quarta-feira, o Centro Cultural Orunmilà promove, sempre às 19h30min, sessões do filme Amistad, de Steven Spielberg, em 1997, nos centros de Educação Municipal de Ensino Integrado (Cemei) da Vila Mariana, Vila Virgínia e Ipiranga.

A bandeira de Ouro Preto, a 95 quilômetros de Belo Horizonte, ganha uma nova inscrição para atender a uma antiga reivindicação dos movimentos negros e dos descendentes de escravos que ajudaram a construir a cidade mineira, tombada como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco. Neste domingo, a nova bandeira será hasteada pela primeira vez, na praça Tiradentes.

Uma lei proposta pelo prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB) e sancionada quinta-feira última substituiu a frase em latim ''Proetiosum tamen nigrum'' (Precioso ainda que negro), estampada desde 1930 na bandeira preta, amarela e verde. Os novos dizeres são ''Proetiosum aurum nigrum'' (Precioso ouro negro).

Apesar de a inscrição anterior se referir ao ouro que no período colonial sustentou a riqueza da Coroa portuguesa, Oswaldo justificou a mudança explicando que ela foi solicitada por vários movimentos negros, que ''se sentiam ofendidos'' com a frase anterior. (das agências de notícias)