Marcha Zumbi +10

Espaço para divulgação da Marcha Zumbi +10, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2005, junto aos meios de comunicação, militância, mundo acadêmico entre outros.

9.16.2005

Leci Brandão: a Marcha é reinvidicação e questionamento

Aplaudida de pé pela sociedade santista, a cantora Leci Brandão recebeu na noite de ontem o titulo de Cidadã Emérita da cidade de Santos. Emocionada, em entrevista à Equipe Eparrei Leci falou da homenagem e sobre a Marcha Zumbi + 10.



P - Como a Sra. se sente enquanto mulher negra recebendo esta homenagem? R- Eu fico muito grata a Deus e toda vez que eu recebo essas homenagens de ser cidadã de uma cidade, mas muito em especial de Santos, porque eu conheço a cidade há muitos anos. Já fiz uma infinidade shows aqui, tenho uma iniciação com Santos através da Casa de Cultura da Mulher Negra, porque a Alzira Rufino em 85 me convidou para ser madrinha. Eu jamais poderia imaginar que essa coisa poderia se desenvolver, evoluir para eu de repente vir participar da procissão de Iemanjá, que já estou há três anos participando e agora recebo esse título de Cidadã Emérita de Santos. Eu fico muito honrada por causa da minha história de vida, de ser uma pessoa de origem humilde, de ter morado em escola pública, de ser filha de uma servente de escola e agora estar recebendo esse reconhecimento por parte do pessoal da Baixada Santista, é muito legal, é um exemplo, a gente ajuda, como a Claudete falou, a formação de muita mulher negra pobre desse país. Somos um exemplo de que viemos lá de baixo e conseguimos subir e com honra e dignidade, sem se prostituir, sem ser subestimada por esse processo escravagista que tem aí, sempre brigando, assim é bom.

P- A opinião sobre a Marcha Zumbi +10.


R- Veja bem, eu nem pertenço a nenhum movimento, eu não pertenço a nenhuma entidade. Eu sou uma pessoa extremamente independe e desde que eu comecei a minha carreira, eu estou fazendo trinta anos de carreira, em todos os meus álbuns, sempre tem alguma letra, alguma coisa que falasse da questão racial. Eu acho que essa Marcha que vai ser feita pela sociedade civil e pelo movimento e que vai reivindicar muitas coisas, que vai questionar muitas coisas, enfim, pra mim, a grande marcha é essa, a do dia 16. Espero que a gente possa sensibilizar as pessoas, o governo para que eles possam atender as reivindicações, porque são coisas tão antigas que nós vamos reivindicar, acaba sendo as mesmas coisas todo ano, mas a gente tem que continuar sempre lutando, sempre fazendo a marcha, porque se a gente parar, a coisa esfria.

A gente não tem que se sentir atrapalhado pelos problemas do governo não, nós temos que pedir satisfações, apesar que já deveriam ter dado satisfação para o movimento, porque a gente sempre levantou a bandeira, camisa, fitinhas e agora, como é que faz?
Eles tem que chegar perto da gente e dizer quem roubou, quem não roubou, porque nós queremos saber e temos o direito de saber. A gente não tem a obrigação de votar? Então nós temos que cobrar também.

Fonte: Boletim Eparrei Online (Casa da Cultura da Mulher Negra)

2 Comments:

  • At sexta-feira, 16 setembro, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Hi I like blogging as much as you do.

    I just loaded my blog as well and it's about an open page to the world on any topic you wish to choose.

    I hope to see your post as well.
    please visit my blog:
    Web promotionsor you can go directly to the blog:
    hover ads

     
  • At sexta-feira, 23 setembro, 2005, Anonymous Fatima Oliveira said…

    GRANDE Leci,

    E parabens pelo entendimento politico companheira!

     

Postar um comentário

<< Home